A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

1° dama de Gov. Nunes Freire realiza reunião para definir estrutura de evento que será realizado pela UNICEF no município


         Nesta quarta-feira (27), a primeira dama do município de Gov. Nunes Freire, reuniu-se  com a comissão pró selo Inicef  para definir a estrutura para o evento que será realizado pela Unicef no município.      O Encontro de Adolescentes Pró Selo Unicef do MA  será  realizado nos dias 12, 13 e 1 4 de agosto respectivamente com o objetivo de apresentar as atividades que realizará  do Projeto Adolescentes Mobilizados Pró-Selo no período de  15 de Novembro/2011 a 12 Junho/2012; avaliar as dificuldades e facilidades  identificadas durante a execução das atividades; elaborar uma  agenda de atividades para os próximos 06 (seis) meses entre outros.
O município, em nome do prefeito Indalécio estará empenhado em conquistar esse selo, tão importante trabalho em favor de crianças e adolescentes. O prefeito irá desenvolver  políticas em todas as áreas onde a criança e o adolescente terão  prioridades, como por exemplo: mais saúde, educação entre outras.

O que é o Selo Unicef ?

A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

Vivemos em um município; moramos em uma cidade e é nela onde nos reconhecemos e exercemos nossa cidadania. Para o UNICEF, uma das tarefas mais importantes da humanidade deve ser a de assegurar às crianças e adolescentes um espaço de cidadania. Esse espaço passa necessariamente pela elaboração e execução de políticas públicas que garantam o pleno desenvolvimento – físico, mental e emocional – de crianças e adolescentes, processo que deve ser iniciado no município onde a criança vive.
Uma forma encontrada pelo UNICEF de estimular os municípios a assumirem essa missão e ao mesmo tempo contribuir para que ele possa concretizá-la é a iniciativa Selo UNICEF - Município Aprovado.

O Selo UNICEF - Município Aprovado é um reconhecimento internacional que o município pode conquistar pelo resultado dos seus esforços na melhoria da qualidade de vida de crianças e adolescentes. A partir de um diagnóstico e de dados levantados pelo UNICEF, os municípios que se inscrevem passam a conhecer melhor sua realidade e as políticas voltadas para infância e adolescência. Com dados concretos e participação popular, o município tem condições de rever suas políticas e repensar estratégias de forma a alcançar os objetivos buscados, que estão relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

1° dama, Branca de Sousa definindo com sua equipe estrutura para evento que será realizado pela Unicef

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Arraiá Encanto Doce ano VIII da Escola Alcino Gomes



Que “festança” boa foi o nosso arraial, nesse ano apresentamos a Quadrilha Encanto Doce nova geração, que foi um verdadeiro encanto aos olhos da platéia presente nesse evento realizado no dia 28 de junho; recebemos ainda, nessa tarde envolvente, apresentações das escolas, Paulo Freire, Antonio Torres, Riod, Futuro Feliz e Chapeuzinho Vermelho, a todas deixamos nossos sinceros votos de agradecimento pela participação.


Apresentação da Escola Paulo Freire

Apresentação da Escola Antonio Torres

QUADRILHA ENCANTO DOCE
da Escola Alcino Gomes


05 de maio: Dia Mundial do Meio Ambiente


Juntamente com nossos alunos, no dia 03 de junho, envolvemos a comunidade em uma manifestação em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, auxiliados com materiais apropriados e distribuição de panfletos, conseguimos levar informações necessárias para aumentar a conscientização e a preservação na limpeza das ruas, praças e logradouros públicos;


sexta-feira, 8 de julho de 2011

FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES PRO-SELO EM GOV.NUNES FREIRE


Afim do  fortalece os conhecimentos dos adolescentes das comissões pro-selo, a estratégia concebida pelo INSTITUTO FORMAÇÃO, com o apoio do UNICEF, foi a elaboração do projeto ” Adolescentes Mobilizados Pro-selo”, onde este ofereceu a oportunidade de preparação dos adolescentes para exercerem melhor sua função e consolidação de movimentos e ações que venham contribuir para construção de um município melhor.

Atendendo a essa demanda nos dias  13,14  E 15   de AGOSTO   de 2011, no município de governador nunes freire , vai acontece   a qualificação dos adolescentes para a participação ativa na comissões pro-selo. Nestes dois dias de qualificação, os adolescentes tornaram-se conhecedores dos objetivos do projeto, sendo estes:
  • A  criamos o Blog que servirá para disseminação das ações realizadas pelos adolescentes mobilizados juntamente com a comissão pro-selo de cada município para que haja o acompanhamento dessas ações pela internet.
    Contudo ao final do ultimo dia de qualificação os adolescentes deram um show a parte com uma encenação, onde estes sentiram-se a vontade para expressa os futuros desafios que enfrentariam para tornar o nosso município um lugar melhor para se viver.
     

CUFA Nunes Freire promove debate com Promotor de Governador Nunes Freire



Nesta quarta-feira (15/06) a Central Única das Favelas, através do Fórum da Juventude, em parceira com a diretoria do C.E. Maria Gardênia R. Gonçalves – Anexo I, realizaram um debate com o Promotor de Justiça da Comarca de Governador Nunes Freire André Charles Alcântara Martins no referido centro de ensino.

Na ocasião esteve presente o Delegado Ricardo, juntamente com outros policiais civis. Também se fizeram presentes o Vereador Fernando (representando o poder legislativo), a conselheira Fabiana (CMDCA), o conselheiro Reginaldo Lopes (Conselho Tutelar), a diretora Maria do Socorro e vários professores e estudantes.

Nos debates variados assuntos foram abortados, entre eles, os direitos e deveres dos alunos. Neste tópico o promotor destacou a importância do uso da farda, do respeito aos colegas, aos professores e aos demais funcionários do estabelecimento.

Também foi assunto do debate a violência na escola e em casa. Neste tópico o Dr° André enfatizou que é necessário que os alunos, e também, em especial os professores,  que venham a serem vitimas de bullying, de calúniade difamação, enfim, de agressão física ou verbal ou algo similar que procurem tomar as atitudes cabíveis junto a justiça, seja junto a promotoria ou a delegacia. Os conselheiros Fabiana (CMDCA) e Reginaldo (Tutelar) também enfatizaram sobre o assunto.

Alcântara também deu ênfase sobre os transportes escolares e também dos transportes pessoais, que muitos jovens menores de 18 anos não poderiam dirigir ou pilotar. Falou dos perigos que os mesmos causam e também fez um apelo aos jovens maiores falando da importância do uso do capacete, da tiragem da carteira, da não locomoção de mais de duas pessoas numa moto e etc.

O Delegado Ricardo falou sobre as blitz irregulares, da corrupção no transito, da segurança na escola e ainda falou que a delegacia, especialmente ele, está à disposição para participar de outros debates.



Muitos alunos participarem do debatem. Muitas dúvidas foram esclarecidas, muitas perguntas foram respondidas e muitas denúncias foram acatadas.

Veja mais fotos abaixo:




Quadrilhas da Educação

Quadrilhas da Educação no Arraiá - parte 2


As escolas da rede municipal de ensino de Governador Nunes Freire fizeram as suas apresentações em dois dias.

Veja as melhores fotos do segundo dia (29/06):















do blog http://www.assessoriagnf.com/

Quadrilhas da Educação

Quadrilhas da Educação no Arraiá - parte 3

As quadrilhas da rede municipal de ensino fizeram mais apresentações no Arraiá Estrela de São João em Governador Nunes Freire.


Desta vez as apresentações foram organizadas pela Escola Antonio Torre e foram realizadas no fim da tarde e início da noite do dia 01/07.







do blog http://www.educacaognf.com/

Semana do Bebê mobiliza municípios maranhenses pelos direitos da primeira infância



Com apoio do UNICEF e BEMFAM-MA, acontece a 1ª Semana do Bebê em Morros, de 11 a 15 de julho. Mais 10 municípios também já estão agendando suas programações em todo o estado


São Luis, 07 de julho de 2011 – Mobilizar os municípios para melhorar a situação de vida de cada criança desde seus primeiros anos de vida. Esse é o objetivo da Semana do Bebê, iniciativa apoiada pelo UNICEF que vem contribuindo para a garantia do direito de cada bebê a sobreviver e se desenvolver, aprender, brincar, conviver com sua família e comunidade, crescer sem violência e ser protegido do HIV/aids e de outras doenças.
A iniciativa é realizada anualmente, há 12 anos, no município de Canela (RS) e já vinha sendo adotada por outros municípios do Rio Grande do Sul, além de cidades em Portugal, na Argentina e no Uruguai. Com o apoio do UNICEF, a experiência foi sistematizada em 2010 na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. No inicio deste ano, em parceria com a BEMFAM-MA, a proposta foi apresentada aos municípios maranhenses, que já começaram a organizar suas programações. Em maio, os municípios de Caxias, Vargem Grande e Governador Newton Bello realizaram o evento.
Em Morros, a 1ª Semana do Bebê irá começar na próxima segunda-feira, 11 de julho, às 9h, com uma solenidade no auditório Clóvis Bacelar (CEMB). Durante a abertura, será apresentada a Lei Municipal 043/2011, que instituí a Semana do Bebê como parte do calendário oficial do município. Durante esse dia, será entregue a chave do município ao Bebê-Prefeito – primeira criança que nascer de parto normal e que a partir de então será acompanhada pela comunidade, simbolizando o cuidado de todos pelo desenvolvimento pleno de cada criança.
Com o tema “Quero cada vez mais o meu município cuidando de mim”, a 1ª Semana de Bebê de Morros terá oficinas e palestras para técnicos e profissionais que trabalham com as crianças pequenas, como também para as mães, gestantes e adolescentes. Outro destaque será a Noite Cultural com as Crianças, na segunda-feira, além do Arraial do Bebê, na quarta-feira. O encerramento acontecerá, na sexta-feira, às 16h, com uma grande caminhada com as famílias e os bebês pelas ruas do centro de Morros.
Nos próximos meses, já está confirmada a realização da 1ª Semana do Bebê de Araioses de 1º a 8 de outubro. Os municípios de Chapadinha, Imperatriz, Parnarama, Porto Franco, São Bento, São João Batista, São Vicente Ferrer, São João dos Patos e São José de Ribamar também já anunciaram a realização do evento ainda este ano.
A importância da atenção à primeira infância – Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos. Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto. Por isso, representa uma janela de oportunidades. A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.
Por isso, o UNICEF dá prioridade às ações que garantam o direito de cada criança brasileira a sobreviver e se desenvolver, apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias sociais, identificando e disseminando boas práticas como a Semana do Bebê. Dessa forma, pretende estimular a implementação de planos, programas e projetos voltados para a atenção a crianças de até 6 anos de idade.
O quê - Abertura da 1ª Semana do Bebê de Morros
Quando - Dia 11 de julho, às 9h.
Onde - Auditório Clóvis Bacelar (CEMB), Morros
Informações para imprensa
Immaculada Prieto (UNICEF em São Luis)
Telefone:  98 4009-5700 ou 8111-7492
E-mail: iprieto@unicef.org

Neymar e Lucas aderem à campanha do UNICEF em favor da infância e contra a discriminação

Neymar e Lucas aderem à campanha do UNICEF em favor da infância e contra a discriminação

Time brasileiro participa da ação realizada pelo UNICEF durante a Copa América

Brasília, 4 de julho - Representando a seleção brasileira, os jogadores Neymar e Lucas firmaram o compromisso em favor da infância e pelo fim da discriminação organizado pelo escritório do UNICEF na Argentina. A ação faz parte da campanha “Com sua assinatura, ganham as crianças”, realizada pelo UNICEF durante a Copa América.
O compromisso também já foi assinado pelas seleções de outros países e também conta com a participação de Lionel Messi, Embaixador do UNICEF; Kum Aguero e Carlitos Tevez.
Você também pode participar desta campanha! Assine o abaixo-assinado eletrônico acessando www.facebook.com/Unicefargentina.
Para saber mais sobre a campanha acesse: http://www.unicef.org/argentina/spanish/media_20881.htm.
Mais informações María José Ravalli
E-mail: mjravalli@unicef.org

sábado, 2 de julho de 2011

Cultura é Educação!

Arraiá do Hamilton Werneck



Fotos das apresentações que aconteceram na Escola Hamilton Werneck no dia 29/06.



Cultura é Educação!

Arraiá da Maria Gardênia


Fotos das apresentações que aconteceram na Escola Hamilton Werneck no dia 29/06.






sexta-feira, 1 de julho de 2011