A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Governador Nunes Freire RUMO AO SELO UNICEF. Projeto Semeando a Esperança


 Projeto Semeando a Esperança

Duas mãos exibindo uma planta

INTRODUÇÃO
A problemática que envolve o adolescente autor de ato infracional é um fato concreto na realidade atual; esta questão vem desafiando profundamente a sociedade brasileira, estando necessariamente articulada a um quadro social, cultural, político e econômico amplo, complexo e conflituoso.
O projeto ora descrito tem como objetivo apresentar uma proposta de trabalho junto às crianças e adolescentes que são atendidas no CREAS que tiveram seus direitos violados e que apresentam situação de risco social e vulnerabilidade para a prática do ato infracional devido à falta de estrutura familiar, dificuldades financeiras e falta de oportunidade ao lazer e tantas outras coisas que fazem parte da vida do adolescente.
Faz-se necessário salientar a importância do esporte/lazer na trajetória de vida e desenvolvimento humano, visando trabalhar a perseverança, disciplina, regras e o entusiasmo pela vida, ajudando sustentar a proposição de não reincidir nos atos infracionais.
O projeto será administrado pelo CREAS, que contará com um Educador Físico, Orientadores Sociais, uma Assistente Social e uma Psicóloga que complementarão o programa fortalecendo os vínculos dos adolescentes com a família e na comunidade, bem como inseri-los na sociedade numa visão de respeito mudando os conceitos preconceituosos de todos que estão em sua volta.

 
JUSTIFICATIVA

A cidade de Governador Nunes Freire não foge dessa realidade brasileira onde crianças e adolescentes tem uma vida precária quanto aos seus direitos, no que diz respeito ao exercício de sua cidadania.
Considerando a existência de uma infância e adolescência, muitas vezes pautadas na privação de políticas públicas eficazes na área dos direitos e das garantias sociais, onde os adolescentes que cometem ato infracional tornam-se reprodutores da violência vivida no âmbito social, econômico, político e principalmente familiar, é que se faz necessário à execução de um programa que venha ao encontro dessas carências, visando proporcionar a estes adolescentes uma nova oportunidade de realização pessoal como cidadãos de direitos.
É preciso compreender a reação do adolescente como um pedido de socorro que deverá ser decodificado e respondido pela família, pela escola e pela comunidade. Enfim, acreditamos se oportunizarmos os nossos adolescentes a um ambiente bio-psico-social favorável iremos contribuir muito para sua formação cidadã.

OBJETIVO GERAL

Iniciar e democratizar a prática de esporte para os adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa de Liberdade Assistida, adolescentes em situação de risco social e vulnerabilidades suscetíveis a um desvio de conduta e adolescentes com seus direitos violados atendidos pelo PAEFI, buscando a ocupação do tempo livre evitando o agravamento de distorções sociais e desta forma os perigos da ociosidade que os leva à prática do ato infracional.

 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·                Introduzir o esporte, como fator de desenvolvimento educacional e como veículo de formação física, intelectual e social dos adolescentes;
·                Ocupar o tempo livre dos adolescentes com atividades sadias, evitando os perigos da ociosidade;
·                Oferecer aos adolescentes à possibilidade de praticar o esporte, conhecer o esporte agradável de jogos, de hábitos saudáveis, disciplina e respeito que contribuem para formação de cidadãos conscientes;
·                 Atuar junto ao adolescente, visando promover seu desenvolvimento integral, dando-lhe subsídios para exercer conscientemente sua cidadania.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

PROJETO: EDUCANDO COM A HORTA ESCOLAR



"O homem tira da terra o seu sustento, isto faz com que aprenda a mexer nela, a prepará-la para o cultivo, a ter uma relação homem-natureza, pois, ele depende dela para a sua sobrevivência."
Mantemos uma horta na escola com o propósito de resgatar esse contato que é muito importante. Hoje (15/09), fomos à horta para realizar a colheita da alface e ressaltar aos alunos a importância de uma alimentação saudável e equilibrada, acompanhados das coordenadoras do projeto, Eletilce e Elisabeth.






Dia da Independência do Brasil



A escola Chapeuzinho Vermelho participou do desfile do dia da Independência do Brasil.
A escola abordou diversos temas como: Os heróis do Brasil, Esporte, A prática de atividade física, Separação do lixo, etc...
A escola teve a preocupação de destacar o que verdadeiramente faz parte de um país "independente".






























do blog http://escolachapeuzinho.blogspot.com/

ENCERRAMENTO DA SEMANA DA JUVENTUDE RADICAL


  por  http://www.pibfamilia.com
Neste sábado (20/08) ocorreu durante o final de tarde e noite uma grande e abençoada intervenção missionária na praça da cultura em Governador Nunes Freire, realizada pela PIB (Primeira Igreja Batista) em GNF, sob a organização do Ministério de Artes IDE.

A intervenção fez parte da programação de encerramento da Semana da Juventude 2011, a qual teve início dia 15/08.

A SDJ 2011, sem dúvidas, foi uma semana abençoada e repleta do mover do Espirito Santo de Deus. Enfim, foi "show de bola!"

Veja algumas fotos:






Deus seja louvado!
Amém!

5° DIA DA SEMANA DA JUVENTUDE RADICAL

http://www.pibfamilia.com
Nesta sexta-feira (19/08) o Ministério IDE esteve apresentando uma pantomima no CE Riod Ayoub Jorge.


Veja algumas fotos:







3° DIA DA SEMANA DA JUVENTUDE RADICAL

por http://www.pibfamilia.com
Durante os turnos matutino e vespertino de ontem (17/08) estivemos na EEF Chapeuzinho Vermelho. Durante o tuno matutino fizemos evangelismo com as crianças e adolescentes. Já a durante a tarde apresentamos a pantomima "Fé".


Veja algumas fotos:





07 de setembro: Independência do Brasil



A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Em homenagem à essa data tão memorável, o município prestigiou um belo desfile realizado no dia 06 (terça-feira) de setembro; parabéns a todos da organização, em especial à Secretaria de Educação e às escolas. A seguir destacamos parte da nossa belissima participação e ainda deixamos nossos agradecimentos aos pais por toda a dedicação e esforço junto à escola, sem dúvidaseria impossível um bom desempenho se não houvesse uma boa parceria.


BALIZA : JAMILLE 9°ANO B

PORTA-BANDEIRAS

Destaque do pelotão dos pais: aluna Gabrielle

Destaque do pelotão das olimpíadas: aluna Gisele



Pelotão do esporte

Pelotão representando a cidadania