A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Projeto Ex-dependente Químico na Escola 

 

por http://www.jarivanio.com

Na tarde do da última quarta-feira (16/11), foi realizada uma excelente palestra sobre drogas pelo ex-usuário Rodrigo Mendes de Caldas Novas – GO.

A palestra aconteceu nos turnos matutino e vespertino do Centro de Ensino Maria Gardênia Ribeiro Gonçalves – Anexo I – de Governador Nunes Freire.

Rodrigo deu seu testemunho de como as drogas são ruins para a juventude, alertando-os para manter a máxima distância possível. Contou sua história e emocionou os alunos.

O Projeto Ex-dependente Químico na Escola foi idealizado por Rodrigo e é bancado com a venda de CDs e poemas. Os CDs contam a vida de Rodrigo e os poemas são de sua autoria.

A interação dos alunos com o palestrante foi muito interessante, haja visto que conseguir a atenção da juventude num assunto tão complexo como as drogas é dificílimo.

Veja fotos da palestra.




III Encontro da Consciência Negra

O Dia da Consciência Negra foi comemorado em grande estilo em Governador Nunes Freire.

Pelo terceiro ano consecutivo aconteceu o Encontro Anual da Consciência Negra.

O Dia da Consciência Negra é alusivo à morte de Zumbi dos Palmares.

Veja fotos do evento, que contou com apresentação de capoeira, hip-hop, free step:









http://www.jarivanio.com

Fotos do Interclasse


Veja as fotos das finais do Interclasse de Futsal 2011 do Centro de Ensino Maria Gardênia Ribeiro Gonçalves - Anexo I - de Governador Nunes Freire.

No masculino a equipe do 1º B saiu campeã e no feminino a equipe do turno vespertino foi a campeã.

Os melhores atletas do campeonato participarão das seleções que disputarão um grande torneio do dia 4 de dezembro em Amapá do Maranhão.

O Centro de Ensino Maria Gardênia Ribeiro Gonçalves entrará com força total neste torneio.










Projeto Arte nas Ruas


Do dia primeiro ao dia 24 de novembro foi realizado o Projeto Arte nas Ruas.

O projeto tinha como principal objetivo mostrar o histórico das manifestações artísticas no decorrer dos séculos.

A execução se deu em três fases:

1ª: Pesquisa e seleção das telas

2ª: Reprodução e pinturas na calçada da Praça da Cultura

3ª: Apresentação das telas para o público (autor, características da obra, técnica utilizada e período que a obra está inserida) no último dia do projeto.











Estiveram envolvidos neste projetos os professores de artes Elizângela, Erivaldo, Josiane, Núbia Raquel e Rosimary, todos do Centro de Ensino Maria Gardênia Ribeiro Gonçalves - Anexo I - de Governador Nunes Freire.
http://www.jarivanio.com

Crianças, futuro do Brasil: Alunos da Escola Vitória

No último dia 14 de novembro, a Escola Vitória Silva Barros fez uma visita à cidade de Alcântara no Maranhão.

A visita foi uma atividade para os alunos que venceram a gincana da escola realizada este ano de 2011.

A Secretaria Municipal de Educação colaborou com a doação do ônibus escolar do município. A maioria dos alunos cursam o quinto ano do ensino fundamental menor.

A viagem foi tranquila. Os alunos estavam cheios de expectativas.

Chegando na cidade percebeu-se que alguns lugares não estavam abertos a visitações, pois estavam  passando por reformas, como é o caso do museu da base de Alcântara. Mesmo assim os alunos e professores visitaram o Centro Histórico de Alcântara.

Foi possível então conhecer um pouquinho da história da cidade e ver utensílios utilizados pelos barões. Ainda foi visitado a Fonte das Águas, o Antigo Campanário da Igreja de Nossa Senhora do Desterro e ruínas da construção da Igreja Matriz de São Matias.

Neste dia a cidade contava com muitos turistas mas não se tinha um guia turistico para acompanhar os mesmo, A cidade precisa, urgentemente, de maiores investimentos no turismo.




Com informações e fotos da professora Elenilda.

Quem quiser mostrar o trabalho com seu filho, seus alunos, parentes, vizinhos etc, pode enviar as informações e fotos para meu e-mail jarivanio@gmail.com que divulgarei com todo o prazer.
 
http://www.jarivanio.com

Campanha Alimente a Esperança

O Centro de Ensino Maria Gardênia Ribeiro Gonçalves – Anexo I – de Governador Nunes Freire está realizando o Campanha Alimente a Esperança.

A campanha consiste em arrecadar alimentos não perecíveis para as famílias carentes no município.

Os alimentos serão recolhidos até o dia 13 de dezembro na própria escola e podem ser entregues a qualquer funcionário da escola, alunos do 2º C (Iraelza, Ana Paula, Antoilson, Marcos ou Jhonata) ou ainda no ponto de arrecadação dentro da escola.

A data da distribuição será definida e publicada aqui no blog.

Colabore com mais esta campanha!!

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
http://www.jarivanio.com

Governador Nunes Freire promove a 1ª Escola de Pais


Com intuito de implementar as ações de Mobilização Social pela Educação no município, a Coordenação da Mobilização, convocou os membros do comitê de mobilização social pela educação para discutirem e articularem novas estratégias de mobilização. O encontro aconteceu na tarde do dia 31 de outubro do corrente ano, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Governador Nunes Freire.

Dentre várias ideias, nasceu o projeto “1ª Escola de Pais”.

O projeto visa estreitar os laços entre escola-família-comunidade e resgatar valores, como o papel do professor, a importância do espaço escolar, que estão, infelizmente, ficando “perdidos” no tempo e no espaço. 

Projetada para ser desenvolvida nas unidades escolares, no período de 22 a 25 de novembro, a 1ª Escola de Pais foi idealizada com a seguinte programação:

14h00min - Acolhida – Boas vindas da gestora da unidade escolar.

14h10min - Vídeo - “todo mundo já foi criança um dia” 

14h30min - Apresentação de Slides - “Educar os filhos na fé”

14h45min - Dinâmica - “Texto festa das cores” - Cada pai/mãe recebeu uma fita colorida para ser utilizada na formação dos grupos de estudo.

15h00min - Lanche

15h15min - Estudo da cartilha – Acompanhem a vida escolar dos seus filhos – o estudo aconteceu nas salas de aula, em cada sala havia 02 mobilizadores mediando o estudo. 

16h00min - Plenária – Apresentação dos pais – os próprios pais fizeram a avaliação da 1ª escola de pais.

17h00min - Encerramento “Dramatização dos jovens da Igreja Batista".
O Complexo Educacional Professor Hamilton Werneck iniciou o projeto 1ª Escola de Pais, embora esteja inserida em contexto de vulnerabilidade, a escola possui uma excelente estrutura física, é ampla, arejada, iluminada e possui um auditório com capacidade para acomodar 200 pessoas. Foi no referido auditório que aconteceu a abertura do projeto. Todos os mobilizadores foram surpreendidos pela quantidade de pais que compareceram na escola e, diga-se de passagem, foram os pais de alunos da própria escola. 

No grupo de estudo, os pais realizavam a leitura dos temas inseridos na cartilha. Faziam suas colocações, tiravam suas dúvidas, davam suas opiniões, contavam sua história de vida, falavam dos desafios que enfrentavam diariamente para educar os filhos e netos e o mais importante, pediam ajuda para auxiliar na vida escolar dos filhos. 

No encerramento do estudo da cartilha, os pais escreviam "no papel" pontos importantes que foram discutidos em sala de aula para compartilhar na plenária. 

Após estudos em grupos, os pais, na plenária, dirigiram todos os trabalhos e os mobilizadores passaram a ser meros expectadores.

Em discurso relatavam que reconheciam suas falhas, por não estarem dando a devida atenção e acompanhamento na vida escolar dos filhos e, firmaram o compromisso de não somente estar presente na vida escolar, como também vão ajudar mais na educação dos filhos. Algo que chamou muito atenção dos mobilizadores foi quando alguns pais disseram que voltariam a estudar na Modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos, para poder ajudar os filhos nos deveres de casa. 

Vale ressaltar que os pais se sentiram tão à vontade durante suas apresentações que parabenizaram a iniciativa do Comitê da Mobilização em promover a 1ª Escola de Pais

Para fechar a tarde com chave de ouro, os pais fizeram a avaliação deste dia, de tudo que ele aprenderam e o que eles vão colocar em prática a partir de então. Pediram que acontecesse mais escolas de pais, para “sacudi-los” despertando-os para a preocupação com a educação, não somente dos filhos, como também de todos.

O encerramento foi abrilhantado com dramatização do grupo de jovens da Igreja Batista, que se tornou um parceiro expressivo, durante a realização dessa ação nas unidades escolares. A apresentação retratava a luta do bem contra o mal, onde os jovens se perdem e se aprisionam no mundo das drogas, da prostituição e dos vícios. A mensagem final da peça mostra que os pais devem educar seus filhos na fé. 

Um grupo de professores se caracterizou para apresentar a peça teatral “Casa de pai, escola de filho” em outras Escolas de Pais. A peça é uma forma de retratar o dia-a-dia das famílias e demonstrar que os filhos aprendem com o exemplo dos pais e esse exemplo é levado com eles para onde forem, expressam especialmente em sala de aula suas vivências. 

OBSERVAÇÃO:

No dia 25 de novembro, a Câmara Municipal de Governador Nunes Freire aprovou (por unanimidade) o Projeto de Lei nº 12/2011 que institui a semana da mobilização Social pela Educação, a ser executada na primeira semana de agosto de cada ano civil. 

Não sabe como comentar? Clique aqui e aprenda, é muito fácil!
 
http://www.jarivanio.com