A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

PROJETO DIVERSIDADE CULTURAL DA Escola Alcino Gomes



No dia 25 (sexta-feira), apresentamos o "Projeto Diversidade Cultural", com o objetivo de envolver à comunidade como um todo nesse tema de extrema importância, ressaltando o reconhecimento e o respeito à diversas culturas de diferentes regiões do país. Festas folclóricas, culinária, crenças e outros tipos de manifestações culturais foram abordados nessa programação que "redefiniu" o conceito de cultura; toda a comunidade escolar está de parabéns pela realização dessa grandiosa manifestação.

"A cultura de um povo é formada por vários elementos, como crenças, ideias, mitos, valores, danças, festas populares, alimentação, modo de se vestir, entre outros fatores. É uma característica muito importante de uma comunidade, pois a cultura é transmitida de geração em geração e demonstra aspectos locais de uma população."



Grupo "Diversidade através da música" destacou  Olodum, Carnaval, Forró, Catira, Carimbó, Reggae, Frevo e Boi-Bumbá












DO BLOG http://escolaalcinogomes.blogspot.com.br/

Violência Contra Crianças e Adolescentes



Aluna: Kamilla Nunes Gomes       série: 9º ano        Turma: “A”
Professora: Genilde

Redação

    Atualmente em nossa sociedade a violência sexual contra crianças e adolescentes é muito grande e a cada dia esse número cresce mais.

    Dessa forma o agressor maltrata a vitima fazendo relações sexuais com o mesmo, muitas vezes até em troca de comida. Assim, esse tipo de violência vem causando transtornos na vida desses jovens, eles começam a ficar com medo.

     Essa violência sexual geralmente é conseguida por pessoas do sexo oposto, principalmente homens, que você conhece ou acha que conhece, muitas vezes até por pessoas de dentro da sua própria casa, mas isso não quer dizer que o agressor não possa ser uma pessoa que você nunca viu.

      Para que isso não aconteça, devemos tomar alguns tipos de precauções, como: evitar deixar pessoas ver você no seu momento intimo, evitar receber coisa de estranhos ou coisas em troca de seu corpo, evitar usar roupas certas e analisar suas companhias e etc.

Enfim, se prevenir de algumas coisas para que isso não aconteça ou diminua da nossa sociedade. Vamos todos lutar por um País livre de explorações sexuais contra crianças e adolescentes.

do blog da Escola Chapeuzinho Vermelho

terça-feira, 22 de maio de 2012

CMDCA e CREAS realizam passeata no Dia Nacional da Luta Contra o Abuso sexual de Crianças e Adolescentes




Em função do Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizou na manhã da última sexta-feira (18) uma mobilização com o objetivo de conscientizar a população local sobre a importância de denunciar e proteger crianças e adolescentes de abusos sexuais. 

A concentração começou na Praça da Cultura, onde centenas pessoas partiram em passeata pela avenida até o Centro de Cultura, em frente à Câmara Municipal, onde houve varias apresentações de alunos e a premiação da melhor redação sobre o tema Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

Entre os participantes, estavam a Presidente do Conselho Tutelar Suzama Ferreira, a Presidente do CMDCA Fabiana Lopes, Conselheiros Tutelares de Maracaçumé, além de centenas de alunos e educadores da rede municipal de ensino, Projovem e servidores do Cras e Creas.




do blog 
http://www.marcosleite.com

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Programa Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes


Hoje, dia 14 de maio, a escola recebeu a equipe de PSE (Programa Saúde na Escola), para ministrar uma palestra com o Tema "Violência Sexual de Crianças e Adolescentes". Na oportunidade estiveram presentes a Psicóloga Klissia Novaes, a Assistente Social Werllayne Amorim, os Orientadores Sociais Wender Rocha e Fabiana Lopes e o Enfermeiro Sansão. Agradecemos os esclarecimentos e prestamos nossa disponibilidade para ajudar a combater esse problema histórico que exige medidas urgentes.

"Seja qual for o número de abusos sexuais em crianças que se vê nas estatísticas, seja quantos milhares forem, devemos ter em mente que, de fato, esse número pode ser bem maior. A maioria desses casos não é reportada, tendo em vista que as crianças têm medo de dizer a alguém o que se passou com elas. O dano emocional e psicológico, em longo prazo decorrente dessas experiências pode ser devastador."



"ESQUECER É PERMITIR, LEMBRAR É COMBATER"










sexta-feira, 11 de maio de 2012

CMDCA e CREAS iniciam Semana de Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes


Iniciou-se nesta segunda-feira (07/04) as atividades da Semana de Combate a Violência e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, na cidade de Governador Nunes Freire que está sendo realizado pelo CREAS - Centro de Referência Especializado de Assistência Social e Conselho dos Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA), com a parceria da Comissão Pró-selo UNICEF, Secretaria de Assistência Social, Conselho Tutelar, além da Associação Nunesfreirense de Juventude/CUFA Nunes Freire.

A programação inclui palestras, debates e oficinas sobre o temática e a primeira atividade foi realizada na E.E.F Alcino Gomes - Anexo I (antigo Riod).
do blog  http://www.marcosleite.com/

CUFA realiza Projeto Cidade Natureza no Povoado Portão



Do blog da CUFA Nunes Freire

No último sábado (05/05) a Cufa Nunes Freire se deslocou para o Povoado Portão a 26 km de Governador Nunes Freire para mais uma etapa do Projeto Cidade Natureza.

Cerca de 20 alunos do ensino médio do município acordaram cedinho para plantar árvores naquele povoado.

Durante todo o dia foram plantadas mais de 110 mudas de cedro.

O objetivo era plantar ao redor da escola que está em construção, no entanto os alunos se empenharam duma tal forma que foi possível plantar também nas imediações da Escola e do Posto de Saúde.

Prefeitura Municipal de Governador Nunes Freire, grande parceira do projeto, colaborou no transporte e alimentação dos envolvidos.

Distribuidora ADIBE (Coca-cola), que também é parceira do projeto, mais uma vez fez doação de refrigerante para a garotada.

Foi um dia bastante proveitoso.



No próximo sábado está programado mais uma etapa do Projeto Cidade Natureza, desta vez será no terreno onde fica localizado o INSS de Governador Nunes Freire.