A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CMDCA e CREAS realizam palestra com Promotor de Justiça




No 16 de Maio (quarta-feira) o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizaram uma palestra com o Promotor Hagamenom Azevedo, na Câmara Municipal de Vereadores. 

O evento teve inicio com a apresentação de alguns vídeos de campanhas e casos de violência e em seguida foi feita a composição da mesa de abertura com os seguintes representantes: Representante do Poder Exercutivo Márcio Melo (Sec. de Administração); PromotorHagamenom Azevedo; Juíza Raquel Araújo; Delegado Ricardo Pinto Aragão; Presidente do Conselho Tutelar Suzama Ferreira; Representante da Sec. de Educação Euzamir; Presidente do CMDCA Fabiana Lopes; Secretário de Saúde Raimundo Neto e EfermeiraSandra Pretes.
Fabiana Lopes
Estiveram ainda presentes representantes doProjovem, Peti, CRAS, Polícia Militar, IgrejasCUFA Nunes Freire, entre outros. Esperavam-se também a presença de um representante da Câmara Municipal de Vereadores, porém nenhum vereador compareceu.

Em primeiro lugar, a Presidente do CMDCA Fabiana Lopes, fez a abertura do evento e falou sobre o objetivo da campanha. Em seguida os adolescentes da Guarda Mirim fizeram uma brilhante apresentação.  Todos os representantes da mesa fizerem suas falas parabenizando a iniciativa, ressaltando a importância desta discussão para informar e sensibilizar a sociedade.

Promotor Hagamenon Azevedo
Logo após o Promotor Hagamenom Azevedo ministrou uma palestra sobre a pedofilia, violência sexual: abuso e exploração contra a criança e adolescente e pornografia infantil e fez uma exposição de slaydes e mostrou que, segundo uma pesquisa, menos de 10% casos não são denúnciados, devido: constragimento, medo de humilhação, da imcompreensão de parceiros, familiares, amigos, vizinhos, etc. "O enfrentamento da violência exige a efetiva integração de diferentes setores como sáude, segurança, justiça e educação, bem como a sociedade civil". Disse.

Em seguida, o Delegado Ricardo Pinto Aragão falou sobre os casos de violência contra a criança e adolescente e disse que não foi registrado nenhum caso de abuso ou exploração por parte de caminhoneiros no município.

Juíza Raquel Araújo
Ainda a Juíza Raquel Araújo fez uso da palavra e disse que há processos em tramitação de casos de violência e parabenizou a participação da população e a organização do evento. 

Os adolescentes do Projovem fizeram uma apresentação teatral baseada no filme Anjos do Sol. 

A Presidente do CMDCA Fabiana Lopes voltou a falar e cobrou novamente dos vereadores a copia da Lei que constitui o Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FMCA), a qual servirá para abrir conta bancaria e outros fins. O Promotor complementou dizendo que já solicitou e que está no aguardo da copia da lei, a qual fortalece as politicas públicas voltadas para a criança e adolescente no município.

Por fim, Fabiana agradeceu a presença de todos e encerrou o evento.
















Cidade Natureza no INSS






CUFA Nunes Freire realizou no último sábado (12/05) mais uma etapa do Projeto Cidade Natureza.

Alunos e alunas do Centro de Ensino Maria Gardênia Ribeiro Gonçalves - Anexo I - de Governador Nunes Freire estiveram plantando palmeiras imperiais no terreno onde fica localizado o INSS do município.

Foram plantadas 56 palmeiras nas margens do terreno onde fica localizado a agência do INSS. Na mesma área será construída o futuro prédio do Fórum do Tribunal de Justiça e na área da frente o prédio do Ministério Público do Maranhão.








Programa Mais Educação realiza 1º Gincana Cultural



O CE Profº Hamilton Werneck realizou nos  15 e 16 a 1º Gincana Cultural do Programa Mais Educação. 

O evento contou com a participação dos alunos do Programa Mais Educação, que se divertiram e aprenderam muito durante o desenvolvimento das atividades. Os alunos foram divididos em duas equipes e realizaram diversas provas. 

Todos os alunos que participaram receberam como premiação um passeio  a ser realizado no próximo mês.





Desfile "RECICLAGEM"



A Escola Chapeuzinho Vermelho promoveu nesta última quarta-feira (06/06) um desfile com a participação dos alunos que desfilaram com roupas confeccionadas com material reciclado. As roupas foram produzidas pelos próprios alunos sob orientação de seus professores. No desfile o LIXO se tornou um LUXO.
Ao final das apresentações fica a mensagem da importância de se fazer um novo ciclo ao material que iria para o lixo, a RECICLAGEM. 










do http://escolachapeuzinho.blogspot.com.br/

Escola Futuro Feliz realiza grande festa junina


Escola Municipal Futuro Feliz realizou na última quinta-feira (28), uma grande festa junina com a realização do seu tradicional arraiá "Maria Chiquinha".

O evento aconteceu na frente da escola. Além da participação e apresentação de vários grupos culturais das escolas da rede municipal de ensino, o evento contou com a participação de toda a comunidade escolar como também dos profissionais do estabelecimento educacional.  


















Ação Criança



A juventude como agente ativo





   A juventude mostrou, no decorrer da história do Brasil, estar disposta a enfrentar o que precisasse para ter um país melhor. Seu auge ocorreu em 1990, quando os jovens saíram às ruas com os rostos pintados - um protesto à inflação e à corrupção - no governo do Fernando Collor. Com várias conquistas, a mesma "esqueceu" que o Brasil necessita melhorar em muitos aspectos. A juventude do século XXI tem uma agenda a cumprir.
   Primeiramente, o Brasil está mergulhado no mar da corrupção, a qual nasce na infância do ser humano. Quando o indivíduo, inocentemente, pega o que não lhe pertence, ou quando quer estar acima e não se preocupa com o restante. No nosso país ela ocorre através de furtos por meio de obras, eventos, serviços de qualificação profissional, emendas parlamentares e, até mesmo, através de ONG's. Nessa hora, a pressão dos jovens é fundamental. O que pode ocorrer através de protestos, tornando  a justiça mais ágil, aumentando o poder dos órgãos fiscalizadores e efetivando leis que deem acesso às informações.
    Há também carência na educação. É necessário uma transformação no sistema educacional. Os alunos precisam de incentivos para se tornarem pesquisadores, cientistas, e não máquinas recebedoras de informações. Além disso, é preciso uma valorização do educador, para que o trabalho possa ser recompensador e digno do  esforço realizado.
   As mudanças são as formadoras de um mundo melhor. Elas só podem ocorrer quando temos na sociedade agentes ativos e não passivos. Como disse Sócrates: "Só sei que nada sei". Sempre temos algo para melhorar, para aprender. E, como provado, o Brasil tem muito o que melhorar. Nem que para isso a juventude tenha que sair, não só com o rosto, mas com o corpo pintado.
Lise Purcell

Escola Chpaeuzinho tem a maior nota do IDEB do município no Fundamental Maior




A Escola Chapeuzinho Vermelho obteve 3.5 no IDEB de 2011, um pouco abaixo da meta projetada (3.7). Houve um bom crescimento em relação ao desempenho de 2009 que foi de 3.1 quando a meta era de 3.5.
A nota de 3.5 é a maoir nota do Ensino Fundamental conseguida pelas escolas do município.
Vale ressaltar que a escola vem trabalhando há alguns anos com algumas salas superlotadas em uma estrutura física onde a temperatura é muito alta, principalmente no período da tarde.
A escola Monteiro Lobato foi a que teve o menor rendimento levando em consideração NOTA-META no Ensino Fundamental Maior.
A escola Futuro Feliz foi a que teve o maior rendimento no Ensino Fundamental Menor atingindo a meta para 2015. No geral o município teve um grande crescimento.
Parabéns aos professores, à Administração, aos alunos e a todos os responsáveis por esta conquista.