A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jovens de GOVERNADOR NUNES FREIRE debatem Esporte Inclusivo

Fonte: IIDAC
A Rede Juvenil pelo Esporte (REJUPE) participa do 1º Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos – A metodologia do Futebol de Rua, história, fundamentos e aplicações – que acontece em São Luís (MA), nos dias 5, 6 e 7 de outubro, com o objetivo de somar novas perspectivas e análises ao diálogo sobre metodologias de esportes educativos inclusivos.
Malena Portela, representante da REJUPE na Bahia, e Sebastian Roa, representante no estado de Amazonas, foram convidados para apresentar suas vivências enquanto integrantes da REJUPE e intercambiar experiências com outros adolescentes integrantes de outras redes adolescentes de esporte e cidadania do Brasil. “Apresentar a Rede aqui nos oferece a oportunidade de conhecer outros adolescentes que atuam na área de promoção do direito ao esporte e possibilita que essas pessoas conheçam a REJUPE, pois nossa criação é muito recente e precisamos da mobilização de outros adolescentes para dar força às nossas propostas”, afirma Sebastian, que já realizou várias atividades de divulgação em escolas e clubes esportivos de Manaus.
Durante os três dias de encontro, os adolescentes irão participar de painéis sobre a promoção do esporte educativo com representantes de organizações nacionais e internacionais, assim como de debates com adolescentes de diversos grupos e redes. “É importante que a REJUPE esteja presente em este tipo de encontros porque além de falar de esporte também falamos do vínculo da prática esportiva com o lazer e a cultura. Pude perceber nos olhos das crianças que estavam jogando futebol de rua uma alegria imensa só por estar, simplesmente, jogando futebol. O que mais me impressionou foi a experiência do terceiro tempo, pois eles tinham que assinar um acordo de convivência pré-jogo e analisar, após o jogo, o comportamento dos jogadores e das jogadoras independentemente do resultado. Ganhava aquele que mais respeitou o outro”, comenta Malena depois de participar de uma vivência de futebol de rua na escola Mario Meireles, próxima à cidade de São Luís, que encerrou a programação do encontro na primeira jornada.
O Instituto Formação do Maranhão, organizador do evento, desenvolve desde 2001 projetos com adolescentes que atuam como mediadores em práticas de esportes inclusivos. Com a realização do 1º Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos, em parceria com o UNICEF e com o apoio de outros parceiros locais, o Formação pretende fortalecer a troca de experiências e os vínculos entre as diversas redes de promoção das práticas esportivas no Brasil.
Desde sua criação em abril de 2010, a REJUPE conta com adolescentes representantes nas 12 cidades-sede da Copa 2014. Parceria entre o IIDAC e o UNICEF, a Rede constitui um espaço de integração e discussão dos adolescentes e jovens brasileiros entorno ao direito ao esporte. As propostas que rumam a consolidação da Rede foram recolhidas no encontro de Adolescentes pelo Esporte Seguro e Inclusivo e sistematizadas na Carta dos Adolescentes pelo Direito ao Esporte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário