A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

MAIS Gincana Cultural da Zona Rural de Governador Nunes Freire

Postado por Jarivânio Alencar 

Provas de Natação e Futebol

II Gincana Cultural da Zona Rural de Governador Nunes Freire, realizada dos dias 17 a 21 foi um sucesso.

Estiveram presentes os alunos das equipes, professores da rede municipal e estadual, gestores, funcionários da prefeitura e a primeira-dama do município, Branca.
As equipes participantes deram o melhor de si em diversas atividades, inclusive com natação e futebol.

Vejas as fotos destas provas realizadas no Povoado Vila São Jorge no quarto dia de competição:












Premiação da Seletiva de Karatê


por http://www.jarivanio.com

Veja fotos da premiação da Seletiva Maranhense de Karatê Interestilos que foi realizada nos dias 15 e 16 em São Mateus do Maranhão.

O evento foi realizado pela Federação Maranhense de Karatê Interestilos - FEMAKI -  e organizado pela Associação Punhos de Ação de São Mateus.






II Gincana Cultural da Zona Rural - Abertura


por http://www.jarivanio.com

Na última segunda-feira (17/10) foi realizado a abertura da II Gincana Cultural da Zona Rural de Governador Nunes Freire.

A Gincana, idealizada pelo professorSilas Rocha, tem a participação dos alunos dos 7º e 8º anos e do ensino médio dos Povoados Vila União, Macaxeira, Santo Antonio, Vila Nova, Três Raízes, Bacuri, Vila São Jorge e Vila São Sebastião.
A abertura foi realizada no Povoado Vila União e contou com a participação dos alunos de todos os povoados e das 4 equipes (amarela, azul, branca e verde), da gestora da Escola Maria Gardênia Ribeiro Gonçalves (Socorro Mendonça), da ex-secretária de educação (Ulenira Batista) e eu.

No primeiro dia foram realizadas as provas de ciclismo, atletismo e corrida de jegue.

Veja as fotos do evento:




















GOVERNADOR NUNES FREIRE PARTICIPA da Seletiva Maranhense de Karat



Veja fotos da abertura e do kumitê (luta) da Seletiva Maranhense de Karatê Interestilos que foi realizada nos dias 15 e 16 em São Mateus do Maranhão.

O evento foi realizado pela Federação Maranhense de Karatê Interestilos - FEMAKI - e organizado pela Associação Punhos de Ação de São Mateus.



Prof. Ednaldo (Dom Eliseu-PA) falando para o público presente



Professor Belchior (Japão), anfitrião da Seletiva












Fotos do dia das crianças em Nunes Freire

por http://www.jarivanio.com

A secretaria municipal de Assistência Social de Governador Nunes Freirepromoveu uma grande festa para as crianças do município.

O evento aconteceu na tarde do dia 12 de outubro em comemoração ao dia das crianças.

Foram distribuídos 3000 picolés, 2000 pipocas, 3000 algodões-doces, 20 fardos de refrigerantes e 20 kg de balas na sede do município. Nos Povoados Vila União e Portão foram distribuídos mais 1200 algodões-doce, 800 pipocas 800 cachorros-quentes, 12 fardos de refrigerantes, 1000 picolés e 10 kg balas.
A secretaria também distribuiu 400 picolés, 300 algodões-doce e 600 fatias de bolo durante o Projeto Justiça e Cidadania na Escola que foi realizado no dia 11.

Veja fotos do evento:













VEM AI O II CAMPEONATO CUFA DE FUTSAL





POR MARCOS LEITE

Adolescentes da região do Turi e Baixada Maranhense participam do PFA em Nunes Freire




Plenária de Abertura do PFA em Nunes Freire
A cidade de Nunes Freire recebeu delegações de 10 municípios da região da Baixada, Alto e Baixo Turi para o SEMINÁRIO II do PROGRAMA DE FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES – PFA, ano II, dias 13 e 14 de agosto de 2011. Estiveram presentes os municípios de Araguanã, Apicum Açu, Bacurituba, Guimarães, Godofredo Viana, Junco do MA, Palmeirandia, Pinheiro, Presidente Médici, São Bento, Nunes Freire.
 O evento ocorreu em diversos espaços da cidade: CRAS, Escola Futuro Feliz, Praça principal, Centro Cultural, Câmara Municipal, possibilitando assim a participação de diversas pessoas da comunidade nunesfreirense.
 Estiveram presentes 52 pessoas dos 10 municípios, entre adolescentes, educadores, diretores de escolas, mobilizadores temáticos, CMDCA, articuladores. A presença da comissão pró-selo, crianças e adolescentes de Nunes Freire foi significativa tanto nas formações quanto nas oficinas somando do município 30 pessoas. Ao todo estiveram presentes nas atividades 82 pessoas.

 

A programação constou de formação nas áreas: Esporte e Cidadania (futebol, voleibol e handebol), Arte e Comunicação com a temática para a diversidade étnico racial; e construção  e atualização de blogs.
 Na oportunidade foi realizada uma reunião com articuladores, gestores, educadores e mobilizadores temáticos para orientações e esclarecimentos de dúvidas quanto aos guias e atividades nos três temas.



Participantes do evento durante os esportes educativos
 Foram momentos importantes para fortalecimento da participação da Rede de Adolescentes Mobilizados Pró-selo, bem como pela participação de educadores e dirigentes envolvendo-se no movimento de cada cidade.


Adolescentes participam do futebol de rua
 Nunes Freire está de parabéns pela recepção e organização de mais uma etapa do PFA.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Jovens de GOVERNADOR NUNES FREIRE debatem Esporte Inclusivo

Fonte: IIDAC
A Rede Juvenil pelo Esporte (REJUPE) participa do 1º Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos – A metodologia do Futebol de Rua, história, fundamentos e aplicações – que acontece em São Luís (MA), nos dias 5, 6 e 7 de outubro, com o objetivo de somar novas perspectivas e análises ao diálogo sobre metodologias de esportes educativos inclusivos.
Malena Portela, representante da REJUPE na Bahia, e Sebastian Roa, representante no estado de Amazonas, foram convidados para apresentar suas vivências enquanto integrantes da REJUPE e intercambiar experiências com outros adolescentes integrantes de outras redes adolescentes de esporte e cidadania do Brasil. “Apresentar a Rede aqui nos oferece a oportunidade de conhecer outros adolescentes que atuam na área de promoção do direito ao esporte e possibilita que essas pessoas conheçam a REJUPE, pois nossa criação é muito recente e precisamos da mobilização de outros adolescentes para dar força às nossas propostas”, afirma Sebastian, que já realizou várias atividades de divulgação em escolas e clubes esportivos de Manaus.
Durante os três dias de encontro, os adolescentes irão participar de painéis sobre a promoção do esporte educativo com representantes de organizações nacionais e internacionais, assim como de debates com adolescentes de diversos grupos e redes. “É importante que a REJUPE esteja presente em este tipo de encontros porque além de falar de esporte também falamos do vínculo da prática esportiva com o lazer e a cultura. Pude perceber nos olhos das crianças que estavam jogando futebol de rua uma alegria imensa só por estar, simplesmente, jogando futebol. O que mais me impressionou foi a experiência do terceiro tempo, pois eles tinham que assinar um acordo de convivência pré-jogo e analisar, após o jogo, o comportamento dos jogadores e das jogadoras independentemente do resultado. Ganhava aquele que mais respeitou o outro”, comenta Malena depois de participar de uma vivência de futebol de rua na escola Mario Meireles, próxima à cidade de São Luís, que encerrou a programação do encontro na primeira jornada.
O Instituto Formação do Maranhão, organizador do evento, desenvolve desde 2001 projetos com adolescentes que atuam como mediadores em práticas de esportes inclusivos. Com a realização do 1º Encontro Brasileiro de Mediação em Esportes Educativos, em parceria com o UNICEF e com o apoio de outros parceiros locais, o Formação pretende fortalecer a troca de experiências e os vínculos entre as diversas redes de promoção das práticas esportivas no Brasil.
Desde sua criação em abril de 2010, a REJUPE conta com adolescentes representantes nas 12 cidades-sede da Copa 2014. Parceria entre o IIDAC e o UNICEF, a Rede constitui um espaço de integração e discussão dos adolescentes e jovens brasileiros entorno ao direito ao esporte. As propostas que rumam a consolidação da Rede foram recolhidas no encontro de Adolescentes pelo Esporte Seguro e Inclusivo e sistematizadas na Carta dos Adolescentes pelo Direito ao Esporte.

Gincana Escolar da Escola Hamilton Werneck



    Os dias 10 e 11 deste mês, ocorreu aqui na escola uma gincana escolar com o intuíto de promover momentos de discontração entre alunos e professores.
Foram formadas três equipes: 
1º Águias do Hamilton;
2º Apimentados;
3º Black Power.
Aconteceram várias disputas. Entre elas:
Xadrez, soletrando, pergutas e respostas, Beacher Soccer, entre outras.
Foi passado também as equipes várias tarefas como: 
Fazer uma homenagem do dia dos professores, uma paródia com o tema "quatro anos de Hamilton Werneck", uma história com o tema "Escola Pra Quê?", fazer um número de ilusionismo, etc.
 O Ranking final ficou com a Equipe Águias do Hamilton em 1º lugar, Black Power em 2º e Apimentados em 3º.
Parabéns a todos que se empenharam ao máximo para fazer esta gincana e também a todos que participaram.
 Veja algumas fotos da gincana abaixo.








Horta Escolar. da Escola Hamilton Werneck



A nossa escola elaborou uma horta escolar com o intuíto de conseguir alimentos para o consumo próprio. Mais não se imaginava que se obiteria tão grande êxito nas prantações. Em menos de um mês, já foram colhidos uma boa quantidade de vegetais. 
E isso só foi possível com a ajuda do Prof. José Wilson e de seus alunos voluntários.
Queremos agradecê - los por toda a determinação e pelo bom desempenho na Horta. Vocês são "10"! 

(Veja abaixo algumas fotos da horta)
  









terça-feira, 4 de outubro de 2011

Pro jovem adolescente ajudando governador Nunes freire rumo ao selo UNICEF




O Pro jovem Adolescente de governador Nunes freire, realizou no  dia 12 de  setembro de 2011 o primeiro campeonato de Free Step de  governador Nunes freire -ma. Aproveitando o espaço concedido durante o evento os adolescentes de GNF falaram da importância e incentivo a cultura. O evento também contou com a parceria da secretaria de assistência social.
O evento foi muito bem organizado, mais a coisa começou a pegar fogo mesmo quando  as famosas batalhas de Free Step estilo de dança que contagiou o mundo tiveram início. Todos os dançarinos estão de parabéns, mais como em toda competição tivemos o os ganhadores.
Os idealizadores do evento foram: secretaria de assistência social, pro jovens adolescentes e CMDCA.
Agradecemos aos patrocinadores:
Prefeitura municipal, secretaria de assistência social – branca de Sousa, secretaria de educação