A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

sexta-feira, 2 de março de 2012

Governador Nunes freire cria núcleo de esporte lazer e cidadania




Neste ano uma das temáticas abordadas pelo Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 é a do Esporte e Cidadania, cujo conteúdo tem sido explorado nos Seminários do Programa de Formação de Adolescentes – PFA, coordenado pelo Instituto Formação por meio do Guia Metodológico de Esporte que visa compreender melhor o assunto.
O tema esporte e cidadania que tem sido desenvolvido no município por meio de pesquisas sobre como anda a realidade do esporte na cidade, Festivais, Gincanas campeonato, fóruns de juventude, encontros de juventude.
Governador Nunes freire município com mais de 24 mil habitantes localizado na região do alto tury, foi o primeiro município que participa da atual edição do Selo a implantar um Núcleo de Esporte, Lazer e Cidadania na região com o objetivo de ampliar as discussões e prática democrática do esporte inclusivo.
A importância do Núcleo de Esporte, Lazer e Cidadania de Governador Nunes freire criado dia 11 de fevereiro de 2012 no centro de cultura da cidade deve ao fato deste tema ser tratado com prioridade pela prefeitura como política pública de inclusão de crianças e adolescentes, neste sentido como direito, cujo acesso ao esporte dinamiza a vida das milhares de crianças que busca na prática esportiva alguma saída para o lúdico e para o lazer.

Para colaborar na implantação do primeiro Núcleo de Esporte Lazer e Cidadania, o Instituto Formação participou do I Seminário de Esporte e Cidadania realizado na cidade de Governador Nunes freire com a participação de adolescentes, educadores, dirigentes e gestores municipais. 

Com um público aproximado de 100 adolescentes entre eles alunos, educadores, dirigentes de escolas públicas, representantes de CMDCA e Conselhos Tutelares, Secretários Municipais, Prefeito e Primeira Dama, que puderam além de participar das discussões sobre o tema, vivenciaram a metodologia do futebol de rua e do handebol inclusivo.
Foram dois dias de muitas atividades voltadas para a criança e adolescentes divididos em dois bairros distantes um do outro, durante todo o dia 10 foi realizado o circuito de esporte, com a participação de centenas de crianças, que aprenderam a brinca educativamente com a inclusão do esporte educativo.








 







Nenhum comentário:

Postar um comentário