A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

A juventude como agente ativo





   A juventude mostrou, no decorrer da história do Brasil, estar disposta a enfrentar o que precisasse para ter um país melhor. Seu auge ocorreu em 1990, quando os jovens saíram às ruas com os rostos pintados - um protesto à inflação e à corrupção - no governo do Fernando Collor. Com várias conquistas, a mesma "esqueceu" que o Brasil necessita melhorar em muitos aspectos. A juventude do século XXI tem uma agenda a cumprir.
   Primeiramente, o Brasil está mergulhado no mar da corrupção, a qual nasce na infância do ser humano. Quando o indivíduo, inocentemente, pega o que não lhe pertence, ou quando quer estar acima e não se preocupa com o restante. No nosso país ela ocorre através de furtos por meio de obras, eventos, serviços de qualificação profissional, emendas parlamentares e, até mesmo, através de ONG's. Nessa hora, a pressão dos jovens é fundamental. O que pode ocorrer através de protestos, tornando  a justiça mais ágil, aumentando o poder dos órgãos fiscalizadores e efetivando leis que deem acesso às informações.
    Há também carência na educação. É necessário uma transformação no sistema educacional. Os alunos precisam de incentivos para se tornarem pesquisadores, cientistas, e não máquinas recebedoras de informações. Além disso, é preciso uma valorização do educador, para que o trabalho possa ser recompensador e digno do  esforço realizado.
   As mudanças são as formadoras de um mundo melhor. Elas só podem ocorrer quando temos na sociedade agentes ativos e não passivos. Como disse Sócrates: "Só sei que nada sei". Sempre temos algo para melhorar, para aprender. E, como provado, o Brasil tem muito o que melhorar. Nem que para isso a juventude tenha que sair, não só com o rosto, mas com o corpo pintado.
Lise Purcell

Nenhum comentário:

Postar um comentário