A existência de um município solidário e estruturado, participativo e zeloso por suas crianças e adolescentes redefinirá os caminhos da Nação.

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

CMDCA e CREAS realizam palestra com Promotor de Justiça




No 16 de Maio (quarta-feira) o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) realizaram uma palestra com o Promotor Hagamenom Azevedo, na Câmara Municipal de Vereadores. 

O evento teve inicio com a apresentação de alguns vídeos de campanhas e casos de violência e em seguida foi feita a composição da mesa de abertura com os seguintes representantes: Representante do Poder Exercutivo Márcio Melo (Sec. de Administração); PromotorHagamenom Azevedo; Juíza Raquel Araújo; Delegado Ricardo Pinto Aragão; Presidente do Conselho Tutelar Suzama Ferreira; Representante da Sec. de Educação Euzamir; Presidente do CMDCA Fabiana Lopes; Secretário de Saúde Raimundo Neto e EfermeiraSandra Pretes.
Fabiana Lopes
Estiveram ainda presentes representantes doProjovem, Peti, CRAS, Polícia Militar, IgrejasCUFA Nunes Freire, entre outros. Esperavam-se também a presença de um representante da Câmara Municipal de Vereadores, porém nenhum vereador compareceu.

Em primeiro lugar, a Presidente do CMDCA Fabiana Lopes, fez a abertura do evento e falou sobre o objetivo da campanha. Em seguida os adolescentes da Guarda Mirim fizeram uma brilhante apresentação.  Todos os representantes da mesa fizerem suas falas parabenizando a iniciativa, ressaltando a importância desta discussão para informar e sensibilizar a sociedade.

Promotor Hagamenon Azevedo
Logo após o Promotor Hagamenom Azevedo ministrou uma palestra sobre a pedofilia, violência sexual: abuso e exploração contra a criança e adolescente e pornografia infantil e fez uma exposição de slaydes e mostrou que, segundo uma pesquisa, menos de 10% casos não são denúnciados, devido: constragimento, medo de humilhação, da imcompreensão de parceiros, familiares, amigos, vizinhos, etc. "O enfrentamento da violência exige a efetiva integração de diferentes setores como sáude, segurança, justiça e educação, bem como a sociedade civil". Disse.

Em seguida, o Delegado Ricardo Pinto Aragão falou sobre os casos de violência contra a criança e adolescente e disse que não foi registrado nenhum caso de abuso ou exploração por parte de caminhoneiros no município.

Juíza Raquel Araújo
Ainda a Juíza Raquel Araújo fez uso da palavra e disse que há processos em tramitação de casos de violência e parabenizou a participação da população e a organização do evento. 

Os adolescentes do Projovem fizeram uma apresentação teatral baseada no filme Anjos do Sol. 

A Presidente do CMDCA Fabiana Lopes voltou a falar e cobrou novamente dos vereadores a copia da Lei que constitui o Fundo Municipal da Criança e Adolescente (FMCA), a qual servirá para abrir conta bancaria e outros fins. O Promotor complementou dizendo que já solicitou e que está no aguardo da copia da lei, a qual fortalece as politicas públicas voltadas para a criança e adolescente no município.

Por fim, Fabiana agradeceu a presença de todos e encerrou o evento.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário